sábado, 23 de maio de 2009

Maquiagem para Orientais


Beleza oriental


A brasileiras que vivem no Japão “ralam” nas fábricas, mas nem por isso descuidam da aparência. Mesmo vestindo uniforme, elas dão um jeito de se maquiar e ajeitar o cabelo - seja em casa ou durante o expediente. Nos finais de semana, a situação se repete. Antes de cair na balada, a mulherada não dispensa o trio batom, rímel e lápis e, claro, não abre mão de um bom trato nas madeixas.
Muitas vezes, porém, surgem dúvidas na hora de se arrumar: será que estou usando as cores certas no rosto? E os fios, ficarão bons com esse penteado? Para responder a perguntas desse tipo, o Tudo Bem convocou Celso Kamura, maquiador e cabeleireiro das celebridades.


“A oriental tem que parar com essa história de que não fica bem com isso ou aquilo. Oriental fica bem com tudo!”, sentencia. Para ele, quando o assunto é produção, a nikkei precisa ter atitude.


“Começar a ousar, criar efeitos e não ter medo”, enumera. Ao lado, Kamura dá dicas para uma produção de arrasar.


Como montar uma produção impecável


PELE
Antes de tudo, é preciso limpar, hidratar e preparar a pele. Cada pessoa deve optar pela base que corresponda ao seu tipo de pele. É necessário ter duas tonalidades de base, uma do tom exato e outra mais escura que a pele, para que elas sejam usadas com precisão, mesmo após o sol, quando estiver mais bronzeada.
Para quem tem o rosto mais cheio, a dica é utilizar o blush em um tom mais escuro para marcar as laterais do rosto. O pincel faz o movimento de baixo para cima, na direção da orelha, para aprofundar o maxilar. Onde for mais gordinho, aposte no blush escuro. Depois esfumace e distribua nas maçãs do rosto, para ficar mais natural.


OLHOS
As orientais não são muito privilegiadas em relação à sobrancelha e cílios. A dica para dar destaque e realçar a região dos olhos é fazer o desenho da sobrancelha com técnica de pintura definitiva. Procure um bom profissional. Hoje existem técnicas e cores mais naturais. Outro bom recurso é um permanente nos cílios. A técnica custa cerca de 80 reais e dura de três a quatro meses. Os cílios retos tiram o brilho do olhar. O curvex, aparelho utilizado para o mesmo efeito, pode ser usado diariamente.


A oriental tem que valorizar a região dos olhos. Se tiver uma pálpebra gordinha, é melhor não pôr sombra clara. A regra vale sempre: cores claras aumentam a área onde são aplicadas; cores escuras diminuem. A cor do cabelo é um ponto importante que deve ser levado em conta na hora de escolher a cor da maquiagem.


Para dar mais profundidade ao olhar e disfarçar a pálpebra cheia que as orientais costumam ter, é necessário fazer uma maquiagem côncava, que Kamura considera “imprescindível”, acompanhando o globo ocular. Com uma sombra em tom escuro e pincel chato, faça um traço côncavo a partir da extremidade exterior, acompanhando o traço do olho. Esfumace o traço.

Com a mesma sombra ou lápis para olho, faça o contorno inferior a partir do canto externo, até a outra extremidade, sem chegar ao final. O contorno deve ser feito sempre na parte externa do olho, abaixo dos cílios, nunca dentro, para não dar a sensação de diminuir o tamanho do olho. Para criar a ilusão da pálpebra mais profunda, abaixo do traço côncavo, é preciso colocar um tom mais claro de sombra.
Rente aos cílios, faça um traço fino com o delineador preto. Depois, aplique cílios postiços, o que fica superbem nas orientais. Para quem quiser causar uma impressão mais forte, colocar os cílios inteiros é outra boa opção, pois dá um olhar mais dramático e sexy. “A oriental também pode usar o delineador com traços mais grossos, tipo ‘olho de gato’, mas tem que ser bem mais grosso, senão a pálpebra encobre”.


Quem precisa corrigir falhas na sobrancelha ou reforçar o desenho, aplicar sombra com o pincel é a melhor opção. É mais natural e mais fácil de utilizar que o lápis, que pode ficar pesado e dar errado. Como as japonesas têm a área do nariz entre os olhos achatada, passar uma sombra mais escura que a pele na lateral dá impressão de maior profundidade.


BOCA
Para Kamura, não há dúvidas: batom vermelho. “Eu adoro orientais de batom vermelho. É um ícone”, afirma. A dica é sempre optar por um tom mais escuro.
Para que a maquiagem fique intacta por mais tempo, aplique um pouco de pó e passe novamente o batom. Se ele for aplicado com o pincel, dura mais tempo. Para fazer o contorno perfeito, lápis em um tom próximo à cor do batom é essencial. “A moda agora é uma boca de ‘diva’, bem feita e meio mate (opaca)”, sugere.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Look Noite - Contém 1g


Meninas,


hoje recebi por e-mail um jornalzinho da Contém 1g ensinando a fazer um look noite.
Para visualizar melhor, clique sobre a imagem.


Eu sou super fã de olhos bem marcados e esfumados.


Na realidade esse look é bem a cara da minha irmã, acho que vou até tentar um dia nela para ver como ficam aqueles olhos verdes fantásticos.


Beijocass

sábado, 2 de maio de 2009

Aula 4 - Corretivo e Pó


Corretivo

Tipos:
a) Corretivo em bastão ou lápis – exigem uma cobertura mais espessa em todo o rosto. É difícil a correção passar despercebida numa luz mais reveladora como a fluorescente.
b) Corretivo cremoso ou líquido – mais fáceis de controlar a intensidade.

Tonalidades: no tom exato da sua pele
Dicas:Não queira sumir de vez com uma olheira profunda e arroxeada. Isso significa fazer uma cobertura tão carregada que, certamente, acabará revelando uma rede de linhas e tramas debaixo dos olhos.
Aplicação:Para corrigir alterações de cor – manchas ou olheiras – pense antes o que você pretende, pois quanto mais pesada a cobertura, mais pesado o destaque para o defeito.
Truques:Para cobrir sinais que tenham volume, tipos espinhas ou pintas saltadas, o ideal é o pincel. Concentre a carga de corretivo “de modo pontual” e cuidado para que a região ao redor não sofra com diferença de textura ou tonalidade.

Para obter uma cobertura da pele ultra-suave ou transparente, dispense o uso de base, misture um pouco de creme hidratante com um corretivo pastoso.


O vídeo está em inglês, mas vou tentar traduzir o que for mais importante:


Nesse tutorial, a maquiadora vai ensinar como aplicar corretivo com pincel. A intenção é cobrir levemente os círculos mais escuros ao redor dos olhos.

Comece com o cantinho interno do olho, onde costuma ser mais escuro. Aplique o corretivo, em pequenas quantidades, dando batidinhas no cantinho, subindo um pouco em direção a sobrancelha e a parte interna. A aplicação pode ser feita também como uma esponja. O importante é aplicar o corretivo e esfumá-lo bem até que se confunda com a base.

Começando a aplicação por essa região, conseguimos abrir mais o olhar.

Continuando com batidinhas, aplique um pouco sob o olho, o que ajudará a iluminar mais a região. Aplique ainda um pouco de corretivo no canto externo do olho que é sempre mais escuro.
No mercado existem hoje corretivos com coloração para tratamento de problemas específicos.

- Roxo: corrige manchas avermelhadas (ex.: acne, espinhas inflamadas)
- Amarelo: corrige olheiras roxas
- Verde: corrige manchas marrons
- Rosado: corrige olheiras marrons.


Tipos:
a) Pó compacto – oferece maior controle na hora de fixar o que foi feito antes, e é eficaz quando o objetivo é obter uma camada mais densa em zonas específicas do rosto, para efeito de retoque ou correção



b) Pó solto – menos usado, é útil quando se trata de cobrir com generosidade uma região maior: rosto, orelhas, pescoço, ombros, colo, na base do “empoar” com pincel.
c) Pó translúcido – compactos ou soltos, dão cobertura suave e transparente para todos os tipos de pele.

d) Pó compacto – sempre muito bem vindo para qualquer tipo de correção e mais apropriado para peles com poros bem visíveis.

e) Pó bronzeador – uns dão um efeito natural, outros deixam um aspecto falso e carregado. Teste antes!

f) Pó brilhante – quanto a intenção é o brilho e não a correção das imperfeições na pele.

Dica:
Dependendo de sua exposição ao sol, utilize um pós mais escuro no verão e outro mais claro no inverno.
Aplicação:Para aplicar o pó compacto, use a esponja e vá imitando a nuance natural da pele. Siga esfumaçando com o pó da cor em direção aos contornos do rosto. Depois, aplique uma tonalidade mais escura.

Atenção!
Quando o pó é do tipo solto, é fácil perder o controle da quantidade. Comece dispensando o excesso do produto do pincel, antes de sair empoando tudo – inclusive roupa e cabelo.

Truques:
- Antes de tirar uma foto, uma camada fina de pó bronzeador dá um ar saudável e brilhante.
- Manter um “look mais melado” – que é o efeito que a própria oleosidade da pele vai deixar sobre a base/corretivo, esqueça o pó no primeiro ato da maquiagem. Deixe para o momento do retoque – no centro da testa, abaixo dos olhos, ao redor e na ponta do nariz, e queixo – exatamente para reacender o efeito “melado” que você deseja, controlando o excesso do brilho.
- Se tiver oportunidade de usar três tons de pó, o efeito será profissional! Um tom mais claro para o centro da testa, base do nariz e topo do queixo.
- Para afilar ou alargar seu rosto, lance mão do jogo de claro-escuro.
- Para retocar a maquiagem com pó, é só dar umas batidinhas com a esponja de pó somente onde quiser aplacar o brilho.

Blush

Um pouco de história...




No Egito antigo, os aristocratas passavam em seus rostos minerais, para dar cor e definição às feições. Os gregos também pintavam o rosto para ficar coradinho. Foi assim que surgiu o hoje conhecidíssimo blush. Chamado de rouge (vermelho, em francês) no início do século, seu intuito sempre foi dar ao rosto um ar de saúde. O jeito de aplicar mudou um pouco ao longo do tempo.




Na década de 20, era rosa e bem marcado nas maçãs do rosto. Já nos anos 40, o foco passou a ser as têmporas, realçadas com blush rosado. Nos anos 70, a febre era afinar o rosto fazendo biquinho e aplicando um blush escuro embaixo das maçãs. Nos anos 90, com a estética heroin-chic, que não tinha nada de saudável, o produto foi esquecido. Independente do período, os fashionistas sempre adoraram, como a lendária editora de moda Diana Vreeland, o cantor David Bowie, a cantora Madonna (versão anos 80) e a personagem Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) de Sex And The City.




Hoje em dia, com a beleza natural em alta, blushes rosados e corais, junto com os pós-bronzeadores, são usados para dar um aspecto bronzeado, disfarçar olheiras (desvia o olhar) e afinar o rosto. Tudo de forma discreta. A quantidade de produtos no mercado é suficiente para deixar qualquer mulher perdida. Qual é a melhor textura, a melhor cor, o melhor para o dia, o ideal para a noite? Encontrar o blush perfeito não é tarefa fácil. Primeiro descubra qual a maneira correta de aplicá-lo para o seu tipo de rosto:








Depois escolha a cor ideal para o seu tipo de pele:Pele clara: pode usar qualquer tonalidade. Tons de rosa ficam especialmente interessante em loiras, e terrosos e alaranjados para as ruivasPele morena: cautela com os rosados, mas abuse na variação dos tons terra, incluindo os puxados para o laranjaMulatas: abuse dos tons terracota, dourado e bronzeNegras: vinho e vermelho-escuro ficam perfeitosOrientais: fuja dos alaranjados para não correr o risco de realçar o tom levemente amarelado de sua pele.





O blush é um grande aliado da mulher por isso não corra o risco de ficar com "cara de palhaço". Fique atenta ao seu tom de pele e lembre-se que os tons mais terrosos criam profundidade deixando o rosto mais expressivo ao realçar os ossos e concavidades da face. Os tons rosados têm sido a tendência, exatamente por criarem um aspecto saudável.E finalmente escolha a textura que mais lhe agrada:Pó - é o mais clássico, utilizado para finalizar a pele trabalhada com base e corretivo. Ideal para quem tem a pele oleosa e é o pincel que determina o efeito mais, ou menos carregadoCreme - dão um acabamento mais suave e natural. Pode ser aplicado com o dedo fazendo movimento circulares, ou com um pincel especial. Muito versátil, ele pode ser usado também nos olhos e nos lábios. Ideal para quem tem pele seca pois dá a aparência de pele bem hidratadaLíquido - usado diretamente sobre a pele e espalhado com os dedos, dá um acabamento transparente e super natural. Como seca rápido, a aplicação deve ser precisa. Ele adere na pele e dura o dia todo e é ideal para ser usado sobre o rosto lavado, sem nenhum outro produto. Vale para peles secas e oleosasGel - Normalmente em forma de bastão, é usado diratamente na pele e espalhado com os dedos. Tenha os mesmo cuidados do blush liquido pois ele também seca rápidoMousse - tem uma consistência mais aerada e aveludada e deve ser aplicada como o blush em cremePérolas - são pequenas esferas de um tom, ou vários, que dão uma cor mais bronzeada à pelePapel - cada folha tem a quantidade suficiente de blush e deve ser aplicada diretamente na peleAgora é só escolher... ou ficar maluca de vez!































La Prairie, Dior, Givenchy, Lâncome, NARS, MAC, Boticário.



Philosophy, Laura Mercier, Clinique, YSL, Avon Marimeko, Contém 1g, Chanel, Shu Uemura, Boticário.

Rock&Republic, NYX, YSL, Avon, MAC, Guerlain, Meteorits Guerlain, Natura, Body Shop.



Revlon, Rollerblush, Stila.





Guerlain e Versaci.









Avon, Contém 1g.





Neutrogena, Ultrabeauty, Loreal.





Clinique, Shiseido, Tarte, Estée Lauder, AVON, MAC, Duda Molinos.





Lancôme, Sephora, Body Shop, NYX, Natura.





Jemma Kidd, Lorac, Boticário.





Trish McEvoy, Stila.




O pincel correto também faz toda a diferença