domingo, 5 de julho de 2009

Aula 7 - Batons



Qual a mulher que não gosta de um bom batom?
Acho que este é o item mais básico e utilizado na maquiagem feminina.
Por isso, hoje, vamos falar desse item indispensável no nosso kit básico de maquiagem do nosso dia a dia.

Tipos


a) cremoso – apesar da variedade de formas, lápis, caneta, roll on, gel, os de bastão são os mais comuns, fáceis de passar e carregar. Evite camadas em excesso, pois o contato com a saliva tende a formar buracos no centro da boca, e o movimento natural dos lábios vai desfazer os contornos muito antes do que você deseja.

b) opaco – tem maior poder de fixação. Ideal para correção de contornos

c) de ultrafixação – quanto mais sólido e seco, maior a possibilidade de demarcar os contornos. Em contrapartida, o retoque tem de ser mais constante, pois a rigidez do pó com a saliva tendem a fazer rachaduras na textura do batom.

d) gloss – transparentes ou coloridos deixam a aparência de uma boca umedecida, plastificada.

Há versões profissionais que vão muito além dos antigos brilhos com sabor de chicletes. A cobertura transparente permite uma utilização combinada com outras texturas de batons.

e) líquido transparente – efeito ultranatural para uma boca sem contorno e que não tenha recebido nenhuma camada prévia de cosmético.

Textura

Por serem cremosos, diferentes texturas de batom costumam casar bem entre si. Mesmo uma dose de seco sobre o melado, às vezes, cai muito bem.

*** Truques

Experimente:

a) Batom vermelho opaco numa boca bem desenhada. Aplique o gloss no centro dos lábios (em cima e embaixo) deixando uma faixa de luz.

Resultado: ilusão de brilho plastificado em toda a boca.

b) Batom bem cremoso por baixo e glitter por cima - look futurista.

c) Batom cremoso diluído com gloss em camada muito sutil faz uma boca aguada, brilhante e sedutora.

d) Boca vermelha cremosa recebe cobertura espessa de uma sombra vermelha em pó (especial para diluir em água) da mesma cor – look carimbo.

Aplicação

Tudo vai depender do efeito desejado.

a) Boca sem contorno

1. Espalhe o batom com um aplicador na ponta.

2. O resultado será uma boca colorida naturalmente, sem contornos.

*** Truques

- pressionar os lábios com um lenço de papel é a melhor maneira de tirar o brilho e o excesso de uma camada de batom.

Atenção: fazer o mesmo apenas com o movimento de um lábio contra o outro costuma borrar os contornos.

- Para obter uma melhor fixação e durabilidade do batom em duas etapas. Feita a primeira camada, pressione o lenço de papel suavemente para tirar o excesso, em seguida, aplique um pouco de pó sobre a boca. O pó será o lastro para a segunda camada de batom. - Prefira os batons hidratantes com filtro solar.

- O lápis de contorno cor da boca é um bom truque para delimitar a área que vai receber o batom, independentemente da tonalidade. A barreira do lápis impede que o batom escorra para além da área desejada, deixando o mais natural possível.

- O lápis de contorno também pode ser usado para dar cobertura total à boca, deixando-a em foco, como um carimbo. Atenção! O “buraco” no centro da boca pelo contato com a saliva é inevitável. Retoque!

- Batons escuros tendem a deixar os dentes mais brancos, obviamente, em função do contraste.

- Batom casadinho com a cor do vestido, do cabelo, das jóias etc., nem sempre acaba bem. O resultado não valoriza os pontos fortes de sua aparência.

Beijocas!

Kaka

Nenhum comentário:

Postar um comentário