sábado, 2 de maio de 2009

Aula 4 - Corretivo e Pó


Corretivo

Tipos:
a) Corretivo em bastão ou lápis – exigem uma cobertura mais espessa em todo o rosto. É difícil a correção passar despercebida numa luz mais reveladora como a fluorescente.
b) Corretivo cremoso ou líquido – mais fáceis de controlar a intensidade.

Tonalidades: no tom exato da sua pele
Dicas:Não queira sumir de vez com uma olheira profunda e arroxeada. Isso significa fazer uma cobertura tão carregada que, certamente, acabará revelando uma rede de linhas e tramas debaixo dos olhos.
Aplicação:Para corrigir alterações de cor – manchas ou olheiras – pense antes o que você pretende, pois quanto mais pesada a cobertura, mais pesado o destaque para o defeito.
Truques:Para cobrir sinais que tenham volume, tipos espinhas ou pintas saltadas, o ideal é o pincel. Concentre a carga de corretivo “de modo pontual” e cuidado para que a região ao redor não sofra com diferença de textura ou tonalidade.

Para obter uma cobertura da pele ultra-suave ou transparente, dispense o uso de base, misture um pouco de creme hidratante com um corretivo pastoso.


O vídeo está em inglês, mas vou tentar traduzir o que for mais importante:


Nesse tutorial, a maquiadora vai ensinar como aplicar corretivo com pincel. A intenção é cobrir levemente os círculos mais escuros ao redor dos olhos.

Comece com o cantinho interno do olho, onde costuma ser mais escuro. Aplique o corretivo, em pequenas quantidades, dando batidinhas no cantinho, subindo um pouco em direção a sobrancelha e a parte interna. A aplicação pode ser feita também como uma esponja. O importante é aplicar o corretivo e esfumá-lo bem até que se confunda com a base.

Começando a aplicação por essa região, conseguimos abrir mais o olhar.

Continuando com batidinhas, aplique um pouco sob o olho, o que ajudará a iluminar mais a região. Aplique ainda um pouco de corretivo no canto externo do olho que é sempre mais escuro.
No mercado existem hoje corretivos com coloração para tratamento de problemas específicos.

- Roxo: corrige manchas avermelhadas (ex.: acne, espinhas inflamadas)
- Amarelo: corrige olheiras roxas
- Verde: corrige manchas marrons
- Rosado: corrige olheiras marrons.


Tipos:
a) Pó compacto – oferece maior controle na hora de fixar o que foi feito antes, e é eficaz quando o objetivo é obter uma camada mais densa em zonas específicas do rosto, para efeito de retoque ou correção



b) Pó solto – menos usado, é útil quando se trata de cobrir com generosidade uma região maior: rosto, orelhas, pescoço, ombros, colo, na base do “empoar” com pincel.
c) Pó translúcido – compactos ou soltos, dão cobertura suave e transparente para todos os tipos de pele.

d) Pó compacto – sempre muito bem vindo para qualquer tipo de correção e mais apropriado para peles com poros bem visíveis.

e) Pó bronzeador – uns dão um efeito natural, outros deixam um aspecto falso e carregado. Teste antes!

f) Pó brilhante – quanto a intenção é o brilho e não a correção das imperfeições na pele.

Dica:
Dependendo de sua exposição ao sol, utilize um pós mais escuro no verão e outro mais claro no inverno.
Aplicação:Para aplicar o pó compacto, use a esponja e vá imitando a nuance natural da pele. Siga esfumaçando com o pó da cor em direção aos contornos do rosto. Depois, aplique uma tonalidade mais escura.

Atenção!
Quando o pó é do tipo solto, é fácil perder o controle da quantidade. Comece dispensando o excesso do produto do pincel, antes de sair empoando tudo – inclusive roupa e cabelo.

Truques:
- Antes de tirar uma foto, uma camada fina de pó bronzeador dá um ar saudável e brilhante.
- Manter um “look mais melado” – que é o efeito que a própria oleosidade da pele vai deixar sobre a base/corretivo, esqueça o pó no primeiro ato da maquiagem. Deixe para o momento do retoque – no centro da testa, abaixo dos olhos, ao redor e na ponta do nariz, e queixo – exatamente para reacender o efeito “melado” que você deseja, controlando o excesso do brilho.
- Se tiver oportunidade de usar três tons de pó, o efeito será profissional! Um tom mais claro para o centro da testa, base do nariz e topo do queixo.
- Para afilar ou alargar seu rosto, lance mão do jogo de claro-escuro.
- Para retocar a maquiagem com pó, é só dar umas batidinhas com a esponja de pó somente onde quiser aplacar o brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário