quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Cuidados Diários

Limpe, tonifique, hidrate: prepare a pele para receber a maquiagem

Se você é daquelas pessoas que acham que só maquiagem embeleza, prepare-se para ser presenteada com uma ruguinha prematura ou qualquer outro sinal de envelhecimento. É claro que a maquiagem oferece uma resposta rápida e embeleza mesmo; mas tratar da pele é fundamental!

Diariamente, como um ritual, a pele deve ser limpa, tonificada e hidratada, tanto pela manhã quanto à noite, antes de dormir. É muito importante que você conheça o seu tipo de pele. Normal, seca, mista ou oleosa, a pele deve receber hidratação diariamente.

É muito fácil encontrarmos no mercado produtos específicos para cada tipo de pele e isso não é frescura porque cada um deles oferece um resultado diferente. Vamos começar?

Antes, porém, vamos identificar qual o tipo da sua pele?

Se a pele apresenta aspecto opaco, resseca com facilidade e descama, sua pele pode ser seca. A pele mista apresenta poros dilatados na região da zona T (testa, nariz e queixo) e tende a ter mais oleosidade nesta região enquanto as laterais do rosto são regulares. Acne (cravos e espinhas) são facilmente apresentadas em peles oleosas. A pele normal é regular e apresenta um brilho natural e aveludado.

Primeiramente, a pele deve ser limpa. Para isso poderá utilizar um sabonete líquido (para ser mais prático, deixe-o junto ao seu chuveiro - necessita enxaguar) ou um leite de limpeza (que deverá ser retirado com um lenço de papel ou algodão). Esse produto oferece uma limpeza mais profunda, para isso os poros são dilatados, auxiliando a remoção das impurezas.

Próxima etapa: tônico! Ele regulariza os poros que ficaram dilatados pelo produto de limpeza e neutraliza o pH da pele. Aplique-o com auxílio do algodão ou coloque uma pequena quantidade nas mãos, levando-as ao rosto em leves batidinhas.

Depois de limpa e tonificada, a pele deve ser hidratada. É fundamental o uso diário de hidratantes, prefira os "oil free" (a não ser que sua pele seja seca) e com FPS (Fator de Proteção Solar), sempre! A maneira correta de aplicar o produto no rosto (e na ginástica facial diária) é do centro para fora, com movimento ascendentes e no pescoço, de cima para baixo (o que leva a gordura dessa região para o colo).

Outro ponto fundamental: água. Beba muita água, hidratando o organismo de dentro para fora. Rir também faz muito bem à pele! Cuide sempre!

Boa Sorte!

** Alexandre Krizek é maquiador e consultor de imagem, formado pela Make Up For Ever Academy e ITM, em Paris, e pela Make Up School, em Londres.
**
www.bolsademulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário