sábado, 18 de abril de 2009

Aula 2 - Pincéis de Maquiagem

Essa aula é para falarmos exclusivamente sobre pincéis para maquiagem.

Muitas de nós não os utilizamos ou utilizamos incorretamente, deixando de aproveitar tudo o que eles podem nos proporcionar. Por isso, nesta aula apresentaremos os principais pincéis vendidos no mercado e a finalidade de cada um.

Muitas acreditam que é besteira a utilização desses acessórios, mas é com eles que conseguimos dar um melhor acabamento na maquiagem. Uma vez que aprendermos a utilizá-los, os teremos como aliados.

Além de tudo isso, você vai aprender como lavar e guardar seus pincéis de forma a aumentar o tempo de vida deles.



É possível encontrar pincéis para maquiagem à venda no mercado, de diversas marcas e preços. Podem ser de cerdas sintéticas (artificiais) ou naturais.

Para aplicação de produtos líquidos, recomenda-se a utilização de pincel de cerdas sintéticas / artificiais para que os pelos não os absorvam .

A compra
Antes de sair para comprar seus novos pincéis (ou os primeiros) experimente, pergunte sobre as cerdas (de que tipo são, o material utilizado etc.). Lembre-se que um bom pincel dura anos, por isso é melhor investir em um de qualidade do que comprar novos a cada três meses.

Os Pincéis


Pincel para pó - normamente é o maior pincel de todos. Bem macio, com cerdas abundantes e de toque macio.


Pincel para blush - um pouco menor que o pincel para pó, tem formato arredondado, com cerdas abundantes, suave e largo.



Pincel para blush chanfrado - Existe ainda um pincel para blush de formato chanfrado utilizado para trabalhar o efeito de luz e sombra no rosto.


Pincel para base e corretivo - de cerdas sintéticas e formato alongado e fino para alcançartodos as regiões e cantos do rosto facilitando o trabalho de correção e acabamento.




Pincel para aplicação de sombra - pincel pequeno, denso e de cerdas arredondas. O primeiro pincel é utilizado para depositar uma boa quantidade de sombra sobre a pálpebra. Após passar o passar o pincel sobre a sombra, dê pequenas batidinhas sobre a sombra para depositá-la sem perder o produto. Se fizer movimento de vai e vai espalhará o produto em menor quantidade dando a impressão de esfumado.

Pincel Chanfrado - pincel também utilizado para aplicação de sombra. Devido ao seu formado, pode ser utilizado para aplicação de sombra rente aos cílios superiores ou inferiores, passar delineador ou eyeline (gel que tem aparência de um delineador) ou aplicação de sombra na sobrancelha para correção de falhas. Existe de diversos tamanhos e densidade.

 
Pincel para esfumaçar sombra - pincel pequeno, de cerdas macias e não tão densas quanto ao pincel para aplicação de sombra. Como tem cerdas longas, o movimento de vai e vem ou circular distribui a sombra para uma área maior e em menor quantidade, da a impressão de esfumado.


Pincel para lábios - utilizado para delinear (pincel de ponta estreita), preencher (pincel de base larga) e definir os lábios.


Pincel leque ou vassourinha - este pincel serve para "varrer" excessos de maquiagem do seu rosto (como pó, blush, sombras que caíram embaixo dos seus olhos querendo sujar sua make, etc.).Serve também para passar iluminador (ou qualquer efeito luminoso de produto em pó solto) dando um efeito mais difuso e natural. Ele não é um pincel básico em seu kit, portanto, você pode deixar para comprá-lo mais tarde quando seu material estiver mais completo...



Pincel para delineador - de cerdas sintéticas, existe em diversos formatos: denso de ponta bem fina, chanfrado e denso ou reto, pequeno e denso.


Escovinha para sobrancelhas - existe de vários tipos: arama, plástico, espiral etc.


Ainda existem vários outros pincéis, mas esse deixaremos para uma aulinha mais avançada, OK?





Limpeza dos Pincéis


1. Se você é do tipo que se maquia todos os dias, limpe seus pincéis a cada três meses, ou seja, lave um a um.
2. Lavagem - umedeça os seus pincéis em água morna misturada com um pouco de sabonete líquido suave ou shampoo neutro. Algumas lojas especializadas vendem produtos específicos para limpar.
3. Não deixe seus pincéis de molho para não afetar suas cerdas.

4. Antes do último enxague, aplique um pouco de condicionador para amaciar as cerdas. Retire bem para retirar os resíduos do produto.
5. Enxague em água corrente e seque delicadamente com uma toalha.
6. Deixe secar ao ar livre e deitados para evitar que a água entre em contato com a parte metálica.
7. Alguns pincéis vendidos artesanais são muito parecidos com os pincéis para maquiagem e podem ser utilizados desde que lavados antes do primeiro uso.
8. Antes da primeira utilização, lave os pincéis para retirada de tinta em excesso, possíveis pelos soltos e resíduo de produtos.


Fatos importantes sobre pincéis:

  • Não economize na qualidade. Pincéis de qualidade fazem toda a diferença!
  • O ar morno do secador é uma boa arma para ter certeza de que vai guardá-los sem rastro de umidade. Neste caso, seque no sentido das cerdas.
  • Uma opção é lavá-los à noite e deixar que sequem naturalmente. Isso garante o bom desempenho da próxima vez que for utilizá-los.
  • O aplicador de rímel pode ser reaproveitado quando o produto terminar. Retire com álcool todo o excesso de rímel do aplicador e use como escova para os cílios.
  • Tenha sempre seus próprios pincéis e esponjas. Evita problemas de contaminação.

Um vídeo muito interessante sobre a utilização de pinceís foi feito pela Marina do 2Beauty. Obrigada por todas as dicas, tutoriais e divulgação de produtos fantásticos. Tudo de bom!





Como guardar?

São várias as formas de guardar os seus pincéis: rolinhos, estojos, potinhos e por aí vai...


Comprei com a Vanessa do Flickr um porta-pincel lindo de viver feito conforme o gosto da cliente. Eu os guardo nesse estojo que encomendei para até 30 pincéis, além dele ter uma bolsinha que possibilita guardar outras coisinhas.



Essa foto eu tirei da galeria dela no Fickr (click aqui para ver) para que vocês tenham uma noção do produto.











Para conhecer um pouco dos pincéis disponíveis no mercado, visitem o blog onde vocês encontrarão um post indicando algumas marcas e endereços onde vocês podem encontrá-los.

Deixei de mencionar alguns pincéis nesta aula, mas o principais e até os não tão utilizados estão no post.


Se tiverem dúvidas, é só perguntar.

Até a próxima aula...
Beijoca!




Nenhum comentário:

Postar um comentário