sábado, 25 de abril de 2009

Aula 3 - Cosméticos / Produtos

Agora que aprendemos sobre a história da maquiagem e os acessórios utilizados, daremos início aos produtos utilizados na maquiagem.


Itens básicos


1. Corretivo
Em um kit básico, deve-se ter pelo menos três tons diferentes de corretivo: um do tom exato da sua pele, um acima e um abaixo.


2. Base
Em virtude da diferença na irradiação do sol no decorrer do ano ou até mesmo em virtude da atividade que cada um exerce, o que define a quantidade de sol a qual estará exposta, deve-se ter pelo menos dois tons de base - uma para o inverno e outra para o verão (mais escura).


3. Pó
Assim como o corretivo, o pó deve ser adquirido em pelo menos três tons diferentes.


4. Lip Gloss Transparente
É um brilho labial que pode ser utilizado sozinho ou misturado.


5. Blush
Pelo menos três tons de blush devem ser adquiridos: rosado, alaranjado e tom de terra.


6. Sombra
Inicialmente, devemos adquirir sombras nas cores básicas que são bege, marrom, cinza e preta.


As sombras apresentam vários tipos de acabamento: opaco, cintilante, com brilho etc. Para um kit básico, as sombras opacas são essenciais, mas sombras com brilho podem ser adquiridas para incrementar suas opções.


7. Batom
Existem infinitas cores para o "lipstick". Como estamos falando em produtos básicos, deve-se ter pelo menos um cor de boca, um vermelho, um marrom e um vinho, além do sua cor preferida.


8. Lápis de Olho
Bege (super atual), marrom e preto.


9. Rímel
Preto e marrom. Os efeitos que cada escovinha pode garantir ao olhar será falado numa aula mais adiante.


10. Lápis de sobrancelha
O lápis deve ter a cor mais próxima da sua sobrancelha, mas sem deixá-la pesada, com cara de correção. Pode ser na cor preta, marrom ou cinza. Algumas designs de sobrancelha indicam a utilização do lápis 4B (lápis de escrita Faber Castell) para correção das falhas e do formato, o que posso dizer que funciona mesmo!


11. Lápis de boca
Pelo menos um lápis cor de boca deve compor o kit.


Então vamos começar a falar de cada um deles com mais detalhes?


Hoje daremos ênfase à base, primeiro item a ser aplicado na maquiagem do rosto após a limpeza e hidratação da pele.


BASE


A base ajuda a fazer o lastro da maquiagem, ou seja, a base da maquiagem, além uniformizar garantindo uma tonalidade mais natural à pele, pois há regiões mais escuras do rosto (ao redor dos olhos, da boca) que, ao ganhar luminosidade, proporcionam uma aparência de pele bem tratada. Podemos dizer que a base é aquela primeira mão de tinta que se passa na parede...

Escolha a base conforme o seu tipo de pele e a necessidade que você tem de cobrir imperfeições.


Peles boas pedem cobertura de bases transparentes ou luminosas (ou nenhuma base).


Peles mais complicadas exigem uma camada mais espessa (densa) que disfarce com maior eficácia as imperfeições existentes (cicatrizes, espinhas ou manchas). Neste caso, a base opaca é melhor.


Tipos de Base


a) Líquida – sua característica é ser mais transparente, ainda que não dê uma cobertura total, é a que dá o efeito mais natural. Pela sua formulação, resseca menos a pele. No verão, esse tipo de base é o mais indicado por suportar mais o calor intenso.
b) Cremosa – seu forte é aderir melhor à pele. Cobre com eficácia, porém traz substâncias que nem sempre agradam peles oleosas, mas são bem eficazes para as peles mais complicadas, com necessidade de correção. Assim como a base líquida, resseca menos a pele.


c) em Bastão - tendem a ser mais oleosas pois costumam ser do tipo 3 em 1 (ou 2 em 1), ou seja, base com corretivo e pó ou base e corretivo num só produto. Pode ser aplicado de duas formas: passando o bastão diretamente sobre a pele e depois espalhando com os dedos ou esponja; ou, se quiser um acabamento mais leve, aplicar o produto com a ajuda de uma esponja úmida e macia em todo o rosto.


d) Duocake ou Duobase (base + pó) – é o mix que o mercado oferece para dispensar o uso do pó. O efeito é mais pesado que as bases líquidas e cremosas. Porém, mais leve que o pancake. Contraindicado para peles oleosas pelo mesmo motivo das base em bastão. Deve ser passada sempre com uma esponja que, se estiver seca, resulta em um acabamento mais denso. A esponja molhada garante um resulta mais delicado e suave.


e) Pancake – a “base em pó” foi a solução encontrada para substituir uma pasta gordurosa e brilhante que os maquiadores de cinema usavam e que tinha o inconveniente de refletir a cor das roupas e dos cenários na cara do ator. Dissolvido em água, o pancake dá uma cobertura total mais pesada e opaca. Como todo o efeito seco (devido ao pó), agrada mais as peles oleosas. Em compensação, não perdoa as linhas de expressão e rugas.


f) Hidratante colorido - chamado também de tonalizante. Existem alguns filtros solares tonalizantes também. Cobertura leve, sutil, existem na versão oil free, indicada para peles oleosas, e na versão normal. Como o próprio nome diz é apenas um hidratante com cor, não cobre imperfeições, defeitinhos, espinhas, manchas etc.


g) Spray - essa opção é mais recente e não tão divulgada, principalmente no Brasil. Garantem uma cobertura similar à base líquida. Indicada para todos os tipos de pele.


Aplicação


Para uma maquiagem mais natural, tente respeitar as nuances de cores do seu rosto, espalhando base da cor da pele com mais ou menos intensidade – com esponja ou com os dedos – do centro da testa, nariz e região em volta do nariz para fora, em direção às orelhas. Cubra com mais empenho apenas o que for necessário, isto é, as zonas mais escuras. Base não é máscara. Não deixe de fora as orelhas, pescoço e mesmo a nuca, caso esta seja exposta.

Grandes maquiadores costumam utilizar três tons de base em um único rosto:
- um tom mais claro do que a pele na zona T (testa, nariz, queixo e bochechas) e para iluminar zonas escuras (orelhas, em volta da boca e nariz etc.).
- tom de pele para o rosto;
- tom mais escuro para definir melhor o contorno do rosto.

Truques

Para facilitar o desafio de acertar a tonalidade dos cosméticos de suporte, compre a base e o pó do mesmo tom, de preferência da mesma marca.


Nunca teste a cor dos produtos no pulso. A pele do nosso corpo tem tonalidade diferentes, conforme o tempo de exposição ao sol. Para testar a tonalidade do produto, aplique-o diretamente no rosto, na linha da mandíbula (parte de baixo do rosto, próximo das orelhas). Dessa forma não há como errar a tonalidade.


Antes de comprar a base, aplique na pele e vá passear do lado de fora da loja ou do shopping para ver se a cor está correta. A luz fluorescente das lojas muda a cor e corremos o risco de nos enganar no momento da compra. Por isso, SEMPRE verifique a tonalidade em luz natural.

Uma pele trabalhada – com base, corretivo, pó – quase sempre deixa uma linha divisória no contorno da mandíbula. Umedeça uma esponja de látex (própria para maquiagem) ou a ponta dos dedos e espalhe melhor a maquiagem nessa linha esfumando em direção ao pescoço até desaparecer o degrau de cores entre o rosto e o pescoço.


Caso a maquiagem seja feita para uso com cabelo preto ou exposição do colo, lembre-se de aplicar um pouco de base nas orelhas, pescoço, colo e nuca para não dar a impressão de máscara, igualando a tonalidade do rosto com o restante do corpo.


Importante:
Escolha bases que já contenham filtro solar em sua composição que já ajuda na proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário